Ansiedade de apego: o que é e como é eliminada?

A ansiedade do apego pode ser muito drástica, por exemplo, quando leva a problemas de relacionamento ou mesmo dificulta uma relação. Tem dificuldade em aprofundar uma relação. Assim que alguém se aproxima demasiado, apetece-lhe fugir. Tem dificuldade em comprometer-se com alguém porque sofre de ansiedade de compromisso. De onde vem a ansiedade de apego e, talvez mais importante, o que pode fazer se a reconhecer em si mesmo ou no seu parceiro? Pense bem no que quer. Quer passar toda a sua vida a comer prostitutas excitadas e a ter uma noite com raparigas no Tinder? Ou quer construir uma relação séria.

O que é que isso significa para si?
Tem sintomas como problemas de relacionamento e pensa que são devidos à ansiedade de compromisso? Chame-nos para uma consulta pessoal, sem compromisso.

O que é a ansiedade do apego?

Se sofre de ansiedade de apego, tem dificuldade em comprometer-se com alguém. Se um contacto se torna demasiado íntimo emocional ou fisicamente, afasta-se. Os contactos permanecem frequentemente superficiais. Tem dificuldade em assumir um compromisso e sente-se rapidamente sobrecarregado por uma relação. As relações que se estabelecem nunca são muito sérias e pouco se investe nelas. Ou evita completamente as relações amorosas. Isto não significa que não precise de amor. É apenas o medo da perda que o impede. Acima de tudo, não se quer perder o controlo e evitar riscos.

Causas de ansiedade de apego

Há várias causas de ansiedade de apego. A causa da ansiedade do apego reside geralmente na primeira infância. Mas uma experiência desagradável numa relação anterior também pode ser a causa.

Quando criança, a pessoa apega-se aos seus pais/educadores. Chamamos a isto 'união'. Se a ligação não funcionar bem, pode levar a uma ligação insegura. A forma como esteve ligado como criança ainda pode influenciar a forma como forma relações (íntimas). Os seus pais ou cuidadores estavam física ou emocionalmente ausentes? Cresceu num ambiente inseguro? Ou recebeu pouca atenção amorosa? Uma das consequências pode ser a dificuldade de criar laços com alguém como adulto, o medo de ser abandonado ou a dificuldade de confiar nos outros. Apego inseguro pode mesmo levar a evitar relações (amorosas).

A ansiedade do apego surge numa altura em que o amor é inseguro. Isto pode ocorrer na infância, mas também na vida adulta. Por exemplo, se tiver tido uma relação pouco saudável durante demasiado tempo, se o seu parceiro o tiver traído, se o seu amante tiver morrido subitamente ou se se tiver divorciado. Para se proteger, você (inconscientemente) constrói um muro.

Sintomas de ansiedade de compromisso

Pode ser difícil reconhecer a ansiedade de apego em si mesmo ou noutra pessoa. Poderá não se aperceber que alguns sinais indicam ansiedade de apego:

  • Nunca esteve numa relação antes ou é aquele que interrompe frequentemente as relações.
  • Uma relação empenhada/estável deixa-o ansioso
  • Tem dificuldade em oficializar uma relação
  • Quer uma relação mas tem sempre uma desculpa para não se meter nela
  • É muito crítico numa nova relação
  • Está pronto a duvidar da sua relação
  • Acham os homens ou mulheres estáveis aborrecidos
  • Sente-se atraído por homens ou mulheres inalcançáveis, por exemplo, por alguém que é casado.
  • As relações que teve nunca duraram muito tempo.
  • Tem medo de ser ferido (de novo) numa relação
  • Tem dificuldade em partilhar sentimentos com o seu parceiro
  • Discute frequentemente com o seu parceiro

O que se pode fazer contra a ansiedade de compromisso

Como mencionado acima, a ansiedade de compromisso não significa que não queira uma relação comprometida e amorosa, mas que a sua ansiedade o está a impedir de o fazer. Protegeu-se durante muito tempo, não se comprometendo. Isto pode tê-lo ajudado no passado, mas não é uma solução para o presente. Permitir sentimentos em vez de resistir a eles. Aceite que está com medo. E como se livrar do medo do compromisso?

Admitir que tem um problema é o primeiro passo. Depois disso, pode procurar a causa. Se não puder fazer isto por si próprio, pode recorrer a um psicólogo. Juntos podem descobrir a causa da vossa ansiedade de apego. Juntos descobrirão como certos padrões o impedem de estabelecer uma relação duradoura. Pode então trabalhar para quebrar estes padrões passo a passo.

E se o seu parceiro tiver problemas de apego?

E se não for você, mas o seu parceiro que sofre de problemas de apego? Um parceiro com ansiedade de apego tem dificuldade em confiar nas pessoas. Precisa de aprender a sentir-se seguro na sua relação. Isto pode levar tempo. Como pode assegurar-se de que ainda tem uma relação feliz? Comecem a falar uns com os outros. A comunicação é importante numa relação. Ouça o seu parceiro. Expresse também as suas necessidades e expectativas. Mas não estabeleça regras. Isto pode criar um sentimento de opressão e eventualmente levar a uma maior distância. Se verificar que não se dá bem, a terapia de relacionamento pode ajudá-lo. Juntamente com um terapeuta de relações, pode trabalhar para melhorar a sua relação.

34647a76331f8d4a36d9f6fd6e559873